Representações sociais dos docentes do curso de odontologia no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.5-140
ISSN1988-7833
AutoresAngelo Santiago Pião, Giovanna Sousa Oliveira Chagas, Maria de Lara Araújo Rodrigues, Eduarda Betiati Menegazzo, Gustavo Barcellos Lima, Álex Moreira Herval, Rodrigo Silveira Tosta Figueiredo, Jaqueline Vilela Bulgareli,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA recente pandemia, provocada pelo novo Corona Vírus, trouxe mudanças significativas para o Brasil e o mundo, principalmente, na organização adotada por instituições educacionais em todo país, haja vista que o ensino ofertado remotamente tornou-se a melhor alternativa para contornar a situação gerada. Assim, este estudo teve como objetivo explorar e aprofundar as vivências e experiências dos professores do curso de Odontologia no contexto remoto. Abordou-se uma metodologia de caráter qualitativo, por intermédio da aplicação, de forma remota, de uma entrevista semiestruturada em docentes de Odontologia de várias instituições do país. A população do estudo foram 12 docentes na área da odontologia de instituições públicas e lecionaram de maneira remota. As entrevistas foram conduzidas e gravadas por meio das plataformas virtuais Zoom e Google Meet, em dias e horários definidos pelo participante. A análise dos discursos foi baseada na análise de conteúdo temática dividida em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento do material, com inferência e interpretação. As entrevistas seguiram um roteiro de perguntas que versaram quanto as vivências e desafios dos docentes na inserção do ensino remoto. Nos resultados encontrados o perfil dos participantes, evidenciou como característica ser do gênero feminino, etnia branca, idade entre 30 e 59 anos; titulação de doutores; sendo que todos usaram o computador para lecionar de forma remota e, majoritariamente, afirmaram que as instituições não forneceram auxílio internet ou de equipamentos, mas relataram que sua instituição ofereceu treinamento para lidar com as ferramentas remotas. Além disso, grande parte dos entrevistados utilizavam as plataformas Zoom e Google Meet para videoconferência e o Classroom como plataforma de ensino. Após análise dos discursos dos participantes, definiu-se quatro categorias. Conclui-se que as vivências expostas pelos docentes do curso de Odontologia no contexto pandêmico mostraram percepções negativas, mas também de adaptação quanto o ensino remoto emergencial e a utilização das ferramentas de ensino adotadas.
Referência(s)