Artigo Acesso aberto

De “Rita” à “Geni”: uma análise do papel da mulher no cenário sociocultural brasileiro à luz dos direitos fundamentais e da linguagem apresentada em letras de músicas nacionais

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.5-132

ISSN

1988-7833

Autores

Cláudia Michelly Sales de Paiva Tonacio, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

As mulheres serviram de inspiração para a arte ao longo de toda a história. Do preciosismo impressionante das curvas da Vênus de Milo ao sorriso enigmático da Monalisa, elas encantam e suscitam olhares admirados no decorrer dos séculos. No cenário das canções, a mulher sempre foi retratada em diversos recortes musicais, desde “Ritas” a “Geni”. O presente artigo tem por objetivo investigar qual o papel que as mulheres representam nas letras de músicas nacionais, utilizando o método dialético. Portanto, foram analisadas canções compostas por autores distintos e estilos múltiplos, em diferentes épocas e regiões do país, destacando-se célebres compositores brasileiros, a exemplo de Chico Buarque de Holanda, como ícone da música popular brasileira em sua capacidade de narrar as mulheres em canções; Luiz Gonzaga, como referência da cultura nordestina em seu olhar e convicções de sua época; Ataulfo Alves e Pitty “construindo e desconstruindo Amélia”, e finalmente, os mais variados Mcs apresentando a “novinha” sob a “batida do funk nacional”. Do estudo, foi possível identificar que a mulher ainda é vista sob vários estereótipos, embora aparentemente exaltada em algumas letras, em outras é meramente objetificada.

Referência(s)