
TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS CONTORNOS DELIMITATIVOS SOB A ÓPTICA DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL
2023; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29327/2283237.8.2-5
ISSN2596-058X
AutoresAurileia Oliveira Rocha, Alan Gomes da Costa, Rosa Valim,
Tópico(s)FinTech, Crowdfunding, Digital Finance
ResumoEste artigo debruçou-se sobre o tema “tecnologias para a educação financeira e economia comportamental”. Debates a respeito deste tema vêm ganhando espaço atualmente, haja vista a complexidade do momento presente no Brasil pós-pandêmico, com salários achatados e aumento da taxa de inflação e da taxa de desemprego. Objetiva-se aqui refletir sobre a importância de compreender gatilhos mentais, bem como conhecimentos tecnológicos que gerem resistência a estes gatilhos mentais, capazes de interferir na tomada de decisões de compras dos jovens de 21 a 34 anos das classes C e D. Realizou-se, para esse artigo, pesquisa bibliográfica e preliminar de pesquisa, seguindo orientações da Resolução 510 do Conselho Nacional de Saúde. Por fim, os dados da preliminar foram analisados à luz dos dados bibliográficos e para tanto utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. Ao final, quatro categorias de análise, foram identificadas: (i) ilusão de que o dinheiro resolverá problemas, (ii) desejo de compreender tecnologias para educação financeira, (iii) consumo por impulso e (iv) dificuldade de gestão financeira e endividamento. Dentre os achados, destaca-se: a percepção de que a deficiência de conhecimentos de tecnologias relativas à educação financeira e economia comportamental leva as pessoas, principalmente os jovens, a consumir por impulso, aumentando suas despesas e por consequência comprometendo o orçamento familiar.
Referência(s)