Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS CONTORNOS DELIMITATIVOS SOB A ÓPTICA DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL

2023; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29327/2283237.8.2-5

ISSN

2596-058X

Autores

Aurileia Oliveira Rocha, Alan Gomes da Costa, Rosa Valim,

Tópico(s)

FinTech, Crowdfunding, Digital Finance

Resumo

Este artigo debruçou-se sobre o tema “tecnologias para a educação financeira e economia comportamental”. Debates a respeito deste tema vêm ganhando espaço atualmente, haja vista a complexidade do momento presente no Brasil pós-pandêmico, com salários achatados e aumento da taxa de inflação e da taxa de desemprego. Objetiva-se aqui refletir sobre a importância de compreender gatilhos mentais, bem como conhecimentos tecnológicos que gerem resistência a estes gatilhos mentais, capazes de interferir na tomada de decisões de compras dos jovens de 21 a 34 anos das classes C e D. Realizou-se, para esse artigo, pesquisa bibliográfica e preliminar de pesquisa, seguindo orientações da Resolução 510 do Conselho Nacional de Saúde. Por fim, os dados da preliminar foram analisados à luz dos dados bibliográficos e para tanto utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. Ao final, quatro categorias de análise, foram identificadas: (i) ilusão de que o dinheiro resolverá problemas, (ii) desejo de compreender tecnologias para educação financeira, (iii) consumo por impulso e (iv) dificuldade de gestão financeira e endividamento. Dentre os achados, destaca-se: a percepção de que a deficiência de conhecimentos de tecnologias relativas à educação financeira e economia comportamental leva as pessoas, principalmente os jovens, a consumir por impulso, aumentando suas despesas e por consequência comprometendo o orçamento familiar.

Referência(s)