Artigo Acesso aberto Revisado por pares

UM PRODUTO EDUCACIONAL A PARTIR DO PROBLEMA DA BRAQUISTÓCRONA

2024; Tutor Treinamento e Desenvolvimento; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português

10.26668/businessreview/2024.v9i5.4436

ISSN

2525-3654

Autores

Luis Gustavo Belarmino De Sousa, Luiz Paulo Fernandes Lima,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Objetivo: O desenvolvimento deste trabalho objetiva construir um produto educacional experimental para obter respostas aos questionamentos realizados sobre qual trajetória é a mais rápida entre dois pontos desnivelados. Referencial Teórico: O problema da braquistócrona consiste em uma trajetória em que uma partícula, sujeita a um campo gravitacional constante, sem atrito e com velocidade inicial nula, se desloca entre dois pontos no menor intervalo de tempo. A tautócrona é a curva na qual o tempo gasto por um objeto para deslizar sem fricção em gravidade uniforme até seu ponto de mínimo é independente de seu ponto de partida. Método: A metodologia utilizada para construção do produto educacional se baseou no Design Thinking (DT) dividida em etapas definidas como imersão, interpretação, ideação, prototipagem e desenvolvimento. Resultados e Discussão: Através da experimentação com uso do produto educacional, pode-se constatar que o tempo para percorrer a ciclóide, mesmo com maior distância percorrida, é menor do que o tempo para percorrer uma superfície reta, mostrando que a menor distância entre dois pontos não é o percurso realizado em menor tempo. Implicações da Pesquisa: Por se tratar de uma construção manual de um produto edicacional, necessariamente ocorrem discussões em grupo, buscando soluções para a construção e para a comprovação da teoria, sendo uma ferramenta que auxilia na formação de novos conceitos e que pode aumentar a participação nas discussões nas aulas de Física. Originalidade/Valor: Este estudo contribui para o ensino experimental de Física como excelente ferramenta, por se tratar de um experimento simples e que incentiva o aluno a questionar e analisar a situação física como um todo.

Referência(s)