DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTO EM AMBIENTES MULTILÍNGUES E MULTICULTURAIS
2024; Volume: 4; Issue: 5 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n5-069
ISSN2764-7757
AutoresSandra Maria Jerônimo Pereira, Bruno Silva, Camilla Moreira Mota Reis, Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Frankson dos Santos e Santos, Jéssica da Cruz Chagas, Júlio César Belo Gervásio, Silvana Maria Aparecida Viana Santos,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoEste estudo explora estratégias de letramento dentro de ambientes que são caracterizados pela diversidade cultural e linguística, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades que emergem nestes contextos educacionais. O principal objetivo da pesquisa foi analisar práticas de letramento que sejam eficazes em atender às variadas necessidades de estudantes em ambientes heterogêneos, com o intuito de fomentar uma educação que seja ao mesmo tempo inclusiva e eficiente. Para isso, utilizou-se a metodologia de revisão de literatura, que permitiu a coleta e análise de dados a partir de fontes acadêmicas, incluindo artigos, teses e dissertações que são pertinentes ao tema. Os achados do estudo sublinham a relevância de abordagens inovadoras no campo do letramento, como o letramento crítico e os multiletramentos. Estas abordagens expandem as habilidades de alunos e educadores para navegar e interagir em um cenário global, reforçando a necessidade de programas educacionais que preparem os docentes para gerenciar a diversidade linguística e cultural. Além disso, foi ressaltada a importância de integrar estas competências nos currículos de formação de professores. As conclusões deste trabalho apontam que a promoção do letramento em contextos multiculturais e multilíngues representa um desafio significativo às práticas educativas convencionais, mas também proporciona oportunidades para enriquecer o processo de aprendizagem e promover uma maior inclusão social. Este estudo reitera que uma abordagem bem fundamentada e sensível às necessidades diversificadas pode transformar os desafios educacionais em potenciais enriquecedores da experiência educacional e social dos alunos.
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