
Exploração criativa dos dermátomos e gamificação na educação médica: relato de experiência
2024; Volume: 47; Linguagem: Português
10.25248/reac.e15721.2024
ISSN2595-7899
AutoresGuilherme Martins Gomes Fontoura, Aloiso Sampaio Souza, George de Almeida Marques, Adonias Brito dos Santos Júnior,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoObjetivo: Relatar uma experiência no ensino dos dermátomos para estudantes de medicina. Relato de experiência: A abordagem pedagógica envolveu uma aprendizagem ativa e participativa sobre a complexa divisão dos dermátomos. A metodologia ativa, gamificação e feedback foram os pilares dessa prática. Os alunos foram organizados em grupos para promover a colaboração e construção coletiva do conhecimento. Cada grupo criou um "manequim dos dermátomos" com materiais recicláveis, proporcionando uma conexão tangível com o conteúdo. A gamificação desafiou os alunos a desenvolver jogos que testassem o conhecimento sobre dermátomos. O feedback contínuo e construtivo foi fornecido para estimular a autorreflexão e o aprimoramento das criações e estratégias. Considerações finais: A criação de materiais lúdicos para o estudo dos dermátomos se destaca como uma estratégia inovadora e eficaz. Os resultados positivos demonstram a importância de oferecer oportunidades práticas e criativas para aprofundar o entendimento dos alunos sobre essa divisão anatomofuncional. A abordagem colaborativa e dinâmica reflete a natureza da prática médica moderna. Recomenda-se a continuidade e expansão dessa abordagem para tornar o estudo dos dermátomos mais acessível, memorável e significativo para os futuros médicos.
Referência(s)