Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uso de jogos online para o ensino de enfermagem

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.5-173

ISSN

1988-7833

Autores

Daniele Costa de Assis, Sara Quézia Fonseca Ferreira, Eveline Pinheiro Beserra, Débora Feitosa de França, Francisca Maila Medeiros de Carvalho, Natália Vieira da Silva, Regina Cláudia Melo Dodt, Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os jogos online podem ser utilizados como uma metodologia ativa, que visa incluir o aluno em seu processo educacional de forma lúdica e interessante. O objetivo deste relato é descrever a aplicação de jogos online no ensino de procedimentos básicos de Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração e aplicação de jogos educativos em uma disciplina que aborda procedimentos básicos de Enfermagem do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública. O uso da metodologia se encontrava aliado às monitorias da disciplina. Todos os jogos foram baseados nos conteúdos ministrados na disciplina, apresentavam instruções iniciais e respostas ao final, sendo enviados para os alunos gradativamente de acordo com os conteúdos abordados em sala. Os jogos surgem como facilitadores do processo educativo, como forma de complementar o processo de ensino aprendizagem. Conclui-se que os jogos online apresentam-se como uma ótima ferramenta de apoio ao ensino em Enfermagem.

Referência(s)