Artigo Acesso aberto

A MODERNA CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E O MODELO ASSISTENCIAL-EDUCATIVO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

2024; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 44; Issue: 123 Linguagem: Português

10.1590/cc273173

ISSN

1678-7110

Autores

Thais Palmeira Moraes, Justino Magalhães,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

RESUMO Enfoca-se a ação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa à infância. Com recurso à figura epistêmica de modelo e a fontes históricas, apresenta-se a evolução das ações de acolhimento, proteção e educação inscritas no modelo assistencial-educativo da instituição. Comprova-se como tal modelo foi alargado ao plano nacional e afetou a concepção moderna de infância. Traça-se uma evolução das concepções e instituições associadas à infância. Conclui-se centrando o olhar sobre a confluência entre o modelo e as políticas para a infância, desde fins do século XIX à república portuguesa.

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