
INDICADORES DE MERCADO DO PICLES DE CHARUTINHO (Hemiodus spp.)
2024; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.52641/cadcajv9i2.305
ISSN2448-0916
AutoresLuiz Monteiro dos Santos, B. Almeida, Paulo Roberto Brasil Santos, Hérlon Mota Atayde,
Tópico(s)Botanical Research and Applications
ResumoExemplares frescos de charutinho (Hemiodus spp.) foram utilizados na elaboração de quatro formulações de picles: F1 = 55v4s, F2 = 55v5s, F3 = 45v4s e F4 = 45v5s, diferentes entre si quanto ao percentual de vinagre de álcool e sal comum iodado, indicados respectivamente pelos números anteriores às letras “v” e “s” das formulações. Elas foram analisadas por 78 julgadores não treinados quanto aos indicadores e escala hedônica: aceitabilidade (sete pontos), intenção de compra (cinco pontos) e frequência de consumo (mista). Somente as formulações com menos vinagre (F3 e F4) foram aceitas, e entre elas, aquela com o mais sal (F4) alcançou maior média. Essa mesma formulação também recebeu as melhores avaliações quanto à intenção de compra e frequência de consumo. Os picles de charutinho apresentaram resultados promissores quanto aos indicativos mercadológicos. A formulação contendo menos vinagre e mais sal é a mais adequada para iniciativas empreendedoras.
Referência(s)