Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INDICADORES DE MERCADO DO PICLES DE CHARUTINHO (Hemiodus spp.)

2024; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.52641/cadcajv9i2.305

ISSN

2448-0916

Autores

Luiz Monteiro dos Santos, B. Almeida, Paulo Roberto Brasil Santos, Hérlon Mota Atayde,

Tópico(s)

Botanical Research and Applications

Resumo

Exemplares frescos de charutinho (Hemiodus spp.) foram utilizados na elaboração de quatro formulações de picles: F1 = 55v4s, F2 = 55v5s, F3 = 45v4s e F4 = 45v5s, diferentes entre si quanto ao percentual de vinagre de álcool e sal comum iodado, indicados respectivamente pelos números anteriores às letras “v” e “s” das formulações. Elas foram analisadas por 78 julgadores não treinados quanto aos indicadores e escala hedônica: aceitabilidade (sete pontos), intenção de compra (cinco pontos) e frequência de consumo (mista). Somente as formulações com menos vinagre (F3 e F4) foram aceitas, e entre elas, aquela com o mais sal (F4) alcançou maior média. Essa mesma formulação também recebeu as melhores avaliações quanto à intenção de compra e frequência de consumo. Os picles de charutinho apresentaram resultados promissores quanto aos indicativos mercadológicos. A formulação contendo menos vinagre e mais sal é a mais adequada para iniciativas empreendedoras.

Referência(s)
Altmetric
PlumX