Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Storysign: aplicativo de inteligência artificial e realidade aumentada para leitura bilíngue língua portuguesa e libras

2024; Volume: 18; Linguagem: Português

10.21439/conexoes.v18i0.3166

ISSN

2176-0144

Autores

Diego Fabricio Schlosser, Sani de Carvalho Rutz da Silva, José Roberto Herrera Cantorani, Luiz Alberto Pìlatti,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do StorySign como uma ferramenta de Tecnologia Assistiva (TA) no ensino e aprendizagem de pessoas surdas. O método do estudo consistiu na avaliação do aplicativo StorySign em um iPhone 13 Pro, com foco em análise prática de usabilidade e análise técnica seguindo a norma ABNT NBR ISO/IEC 9126-1: 2003, cobrindo funcionalidade, confiabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade. Realizada por dois pesquisadores independentes ao longo de sete dias, contou com a intervenção de um terceiro pesquisador em casos de divergência para assegurar a imparcialidade da avaliação. Constatou-se que o aplicativo StorySign apresenta aspectos positivos, como gratuidade, facilidade de uso e eficácia do avatar interativo, mas também desafios como a necessidade de um livro físico, limitação de títulos literários e dependência de Internet. O aplicativo demonstrou potencial para inclusão educacional e social dos surdos, enfrentando limitações técnicas, principalmente na manutenibilidade, devido à indisponibilidade do código-fonte. Conclui-se que StorySign apresenta um potencial significativo para promover a alfabetização bilíngue e a inclusão social e educacional de surdos e ouvintes.

Referência(s)