Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ESTRATÉGIAS PSICOTERAPÊUTICAS DA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL NA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

2023; Volume: 20; Issue: Suplementar Linguagem: Português

10.25194/rf.v20isuplementar.2025

ISSN

2177-7780

Autores

Ana Paula Caldas Melo, Antonia Maria Carvalho Soares de Sant ́ anna, Érica Cristina Braga Chaves,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Introdução: Em face do cenário atual onde as coisas são tudo para ontem a Síndrome de Burnout (SB) tem afetado bastante a saúde do professor da Educação Fundamental, onde a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) vem contribuindo de maneira significativa para prevenir e intervir com o intuito de tornar cada vez mais produtiva a qualidade de vida desse trabalhador cujo estresse derivado do trabalho que ocupa tem manifestado no corpo os efeitos de uma vida laborativa extremamente desgastante o adoecendo física e psiquicamente com tanta fadiga e exaustão. Para Tavares (2001) essa síndrome despersonaliza o indivíduo, chegando a causar uma exaustão emocional profunda. No auge da vida moderna independente da visão apresentada por cada autor essa síndrome vem a causar no trabalhador uma ausência de si mesmo. A Síndrome de Burnout (SB) é uma síndrome psicológica que resulta do trabalho laboral extremamente desgastante adoecendo psiquicamente o indivíduo. E diante das imensas demandas enfrentadas pelos professores vem ser esta uma das classes de profissões mais acometidas por esta síndrome que vem viralizando atualmente no sistema educacional. Estudiosos afirmam ser o trabalho tão exaustivo que seu impacto negativo chega a causar ilusão pelo trabalho realizado, além de indolência e sentimento de culpa, podendo afetar diversos profissionais que mantém relação constante e direta com outras pessoas. Pesquisas ainda observaram que a jornada exaustiva enfrentada pelos professores em sala de aula estende-se ainda para fora do ambiente escolar. As condições de trabalho como a sobrecarga de tarefas e a falta de interesse dos estudantes torna-se fator constante de desmotivação. Objetivo: Levantar estratégias psicoterapêuticas da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) no tratamento da Síndrome de Burnout (SB) Método: Será utilizado o método sistemático de levantamento bibliográfico por meio de livros e buscas eletrônicas indexadas nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo ( Scientific Eletronic Library Online), BvSalud (Biblioteca Virtual em Saúde) e acervo da BDTD ( Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), dentro do recorte temporal de 2012 a 2022. Resultados (esperados / parciais): Esta pesquisa busca aprofundar os estudos dos efeitos nocivos do trabalho em excesso mostrando revelar como tal prática pode afetar profundamente a qualidade de vida do trabalhador e como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode tornar-se relevante no processo. Descritores: Síndrome de Burnout; Terapia Cognitiva Comportamental; Professores da Educação Básica Eixo temático: Ciências da saúde.

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