A influência da gestão da cadeia de suprimentos na formação do preço da gasolina
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.5-199
ISSN1988-7833
AutoresCarlos Cesar Santos, Sérgio Pereira Monterio, Ciro André de Lima Campão,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoComercializar qualquer tipo de produto é um desafio para as organizações. Uma das etapas mais complexas, e que exige dos gestores conhecimento aprofundado, trata-se da precificação dos itens comercializados. E em se tratando da gasolina, produto com baixa lucratividade e alta complexidade na formação do preço, este processo se torna mais difícil. O objetivo deste trabalho, é analisar na percepção dos empresários quais elementos internos e externos da Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) que mais influenciaram no preço da gasolina do ano de 2019 comparado ao ano de 2022. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória nos postos de gasolina das cidades compreendidas entre os municípios de Dom Eliseu e Bom jesus do Tocantins, no Pará. Na revisão da literatura, dissertou-se sobre a logística e o SCM, logística integrada, sobre o transporte e quais os impostos, tanto federal, estadual como municipal que possuem maiores influências na formação do preço da gasolina. Constatou-se que na visão dos gestores o preço final de seu produto, baseia-se principalmente nos custos próprios, em detrimento da concorrência, que deixou de influir de forma mais relevante, na precificação. Destaca-se que esse estudo buscou verificar as mudanças percentuais em relação a percepção dos gestores, não se aprofundando nas causas que as fundamentaram.
Referência(s)