O Impacto das Visitas Técnicas na Percepção dos Alunos quanto à sua Formação Acadêmica
2024; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29327/255981.7.1-2
ISSN2595-0002
AutoresAndré Luís Brasil Cavalcante, Anna Luíza Medeiros Corrêa da Silva, Carlos E. R. Santos, Davi Martins de Aragão, Faruk Lima Santos Abder Rahman Yasin Mohd Yasin, Fernanda O. Porto, Fernanda F. Barro, Gabriela P. Nascimento, Georgia B. Bofill, G. Cruz, Gustavo F. Tondolo, Isabela N. Carvalho, João P. S. Armando, Lethícia R. S. Gomes, Marcela Pereira, Maria I. S. Rodrigues, Victor H. M. Almeida, Vítor N. Silva,
Tópico(s)Museums and Cultural Heritage
ResumoEste artigo investiga a percepção dos alunos de Engenharia Civil da Universidade de Brasília, sobre o impacto das visitas técnicas quanto à sua formação acadêmica, baseando-se no estudo de caso da visita técnica realizada em outubro de 2022 à Mina Boa Vista, em Catalão, Goiás. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, considerando a análise de dados obtidos por meio de formulários de opinião com os participantes da visita técnica. A experiência proporcionou aos estudantes um contato mais próximo com a realidade e o cotidiano de um profissional da construção civil, permitindo o conhecimento prático de tópicos específicos, neste caso relacionados à barragem de rejeitos, como segurança e monitoramento de barragens de mineração. Os resultados obtidos demonstram a importância das visitas técnicas como um recurso metodológico enriquecedor para a experiência acadêmica dos participantes, despertando sua curiosidade enquanto ensina na prática conceitos aprendidos em sala de aula.
Referência(s)