Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MEMÓRIA DISCURSIVA E IDEOLOGIA: ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DOS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

2016; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18554/ri.v8i2.1274

ISSN

1981-0601

Autores

Anderson de Carvalho Pereira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo investiga modos pelos quais peças publicitárias de grandes eventos esportivos realizados no Brasil (Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas) sustentam mecanismos discursivos voltados ao jogo entre a memória e a ideologia. Para isto, mobiliza conceitos da Análise de Discurso francesa, a saber: memória discursiva e ideologia. Metodologicamente, o estudo filia-se ao paradigma indiciário de análise, cuja interpretação permite reformular hipóteses iniciais. Por fim, aprofunda uma discussão sobre o alcance do determinante político no discurso voltado ao recrutamento e à convocatória unívoca de toda a população a participar destes eventos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX