
Lobos, cavalos, cadelas e outros personagens da violência de gênero no trabalho de Carolina Bianchi
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2237-2660132178vs01
ISSN2237-2660
AutoresLuísa Jacques de Moraes Dalgalarrondo,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoRESUMO Este texto analisa os trabalhos de Carolina Bianchi, principalmente LOBO (2018), O Tremor Magnífico (2020) e Trilogia Cadela Força – Capítulo I: A noiva e o Boa Noite Cinderela (2023). O artigo apre-senta a artista, seus trabalhos mais recentes e discute como Bianchi coloca em cena o debate da violência de gênero, através principalmente de três eixos temáticos: o papel das mulheres na história da arte, exploração de sexualidades não-normativas e presença de seres não humanos em suas obras, que convocam o debate sobre natureza versus cultura. Discute-se como a artista articula esses elementos em cena a partir de estratégias que buscam escancarar tensões e contradições, sem apresentar uma resolução, mas em uma investigação de lingua-gem que fomenta uma reflexão crítica e viva.
Referência(s)