Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A PESSOA DO PROFESSOR OU DA PROFESSORA FALA MUITO MAIS DO QUE AQUILO QUE SE ENSINA

2024; Volume: 10; Issue: 51 Linguagem: Português

10.36238/2359-5787.2024.v10n51.136

ISSN

2359-5787

Autores

Elizânia Sousa do Nascimento Mendes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O texto apresenta notas para a reflexão sobre a docência como prática que emerge do pastorado cristão, cujas raízes genealógicas encontram-se fincadas no desejo de salvação do outro. A inspiração histórico-filosófica se dá em diálogo com os conceitos foucaultianos de arquivo e genealogia. Mobiliza-se inicialmente a discursividade sobre a docência acionado pela Unevangelized Fields Mission, agência missionária inglesa que atuou no Norte e Nordeste do Brasil por meio de instituições escolares desde a primeira metade do século XX. Apresenta-se a enunciação de dois documentos: o primeiro, Conselhos Éticos Para Professores Evangélicos, escrito em 1960 e o segundo, uma crônica escrita por um dos missionários da agência, intitulada, Além do quadro negro, de 1963. Atenta-se para a atualização da discursividade sobre a docência no arquivo pesquisado, ao mesmo tempo que se observa a permanência do teor moral que continua atravessando a chamada prática docente secularizada.

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