Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tecnologia aplicada à música: uma contribuição para a educação integral

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 5 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n5-161

ISSN

1696-8352

Autores

Rubens Tadeu Passos Carneiro, Christian Eduardo Aragão dos Santos, Fábio Costa Santos, Vitória Nascimento, Líllian Virgínia Carneiro Gondim, Cristiane Carvalho Holanda, Luiz Botelho Albuquerque, Pedro Rogério,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

O referente trabalho busca apresentar os resultados obtidos de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Estado do Ceará, onde foi proposta uma ação pedagógica, de caráter integrador, em que os alunos desenvolveram uma Bateria Eletrônica, tendo como aporte teórico as áreas da música e eletrônica no desenvolvimento do projeto. A pesquisa foi executada por meio do método experimental, sendo utilizado material bibliográfico como artigos científicos e vídeos da internet para a obtenção de conhecimentos necessários para a elaboração do material. A partir dessas ações foram utilizados componentes eletrônicos agregados a materiais de caráter reciclável para a construção da bateria. Desse modo, é correto afirmar que a pesquisa foi desenvolvida a partir de um viés quali-quanti, pois se observou a necessidade da quantidade de componentes eletrônicos, bem como, a qualidade do material escolhido para o desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa também possibilitou observar como projetos de caráter integrador são importantes para o fomento de um campo educacional dinâmico, em que os alunos possam se sentir estimulados em seus aprendizados. A partir desse projeto, novas ações foram construídas e novas oportunidades estão sendo ofertadas aos alunos, contribuindo para uma educação integral onde o indivíduo tem acesso a um conhecimento específico, mas sem nunca deixar de dialogar com sua formação humana.

Referência(s)