Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estado atual do estudo da anatomia: Uma revisão de literatura

2024; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v13i5.45838

ISSN

2525-3409

Autores

Marcus Aurelio Farias Sobral, Beatriz Torriani Lemos, Douglas Madureira Heringer da Silveira, Rebeca Braga Ponte Mendes, Horácio Tamada,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O estudo da anatomia desempenha um papel de grande importância na evolução da medicina ao longo da história, desde os trabalhos dos primeiros anatomistas, e vem sendo acompanhado por diversos avanços tecnológicos. O objetivo desta pesquisa é analisar o atual panorama do estudo anatômico, dos progressos tecnológicos e fundamentos essenciais dessa disciplina, além de compreender parte da trajetória evolutiva dos métodos de estudo. Para isto, foi realizada uma revisão integrativa por intermédio de uma abordagem qualitativa, com pesquisa nas bases de dados a partir da pergunta norteadora “De que forma o estudo da anatomia é realizado atualmente?”, utilizando-se a estratégia “PICo”, procedeu-se uma busca nas bases de dados do Embase, PubMed, LILACS e Scopus, onde foram encontrados o total de 770 estudos, que foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, restando 36, dos quais 28 foram selecionados para a leitura integral e escrita desta revisão. A partir dos resultados obtidos, observou-se uma manutenção na utilização de cadáveres, porém com o advento de novas técnicas, como a plastinação e dissecação virtual. Como conclusão deste estudo, entende-se que essas novas metodologias, embora representem avanços significativos, não substituem integralmente os métodos tradicionais de ensino, mas sim complementam a educação anatômica.

Referência(s)
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