
“Castigou corporalmente, sendo possível ouvir os gritos”
2024; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/rbhe.v24.2024.e327
ISSN2238-0094
AutoresFernando Ripe, Marcelo Marin Alves, Laryssa Celestino Serralheiro,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO artigo apresenta um processo criminal envolvendo menores em uma instituição escolar privada da cidade de Lajeado, no estado do Rio Grande do Sul, do ano de 1911. Ao trazermos à tona uma queixa-crime do início do século XX, buscamos compreender as possíveis representações jurídicas sobre o universo infantil vítima de abusos e de violências – simbólicas e físicas. Para tanto, opera-se com os conceitos foucaultianos de acontecimento, violência e punição, bem como com a micro-história da violência, subsidiada por horizontes metodológicos advindos respectivamente dos estudos de Ginzburg e Fausto, com a intenção de identificar, em um caso de agressão infantil, a maneira como a educação foi estruturada e dirigida em uma instituição privada de cunho confessional e os seus desdobramentos na área jurídica.
Referência(s)