Interseção inovadora: integrando ciências e humanidades na educação STEAMH
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 5 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n5-193
ISSN1983-0882
AutoresIlma Rodrigues de Souza Fausto, Edivânia Floro Nicácio Almeida, Ariângelo Hauer Dias, Ruth Maria Mariani Braz, Fabiana Rodrigues Leta,
Tópico(s)E-Learning and Knowledge Management
ResumoEste estudo técnico e científico explora a integração interdisciplinar de ciências e humanidades na educação STEAMH (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática e Humanidades), com um foco particular em um curso de formação em Computação, Tecnologias e Robótica Educacional para Educação Básica. Através de uma análise crítica de nove artigos científicos e uma analogia com o livro “Trilhando Caminhos Tecnológicos na Educação Indígena”, o estudo reflete sobre as implicações éticas e sociais da interação na plataforma STEAMH. A convergência entre ciências e humanidades é destacada como um elemento vital para enfrentar desafios complexos na era digital, promovendo inovação e progresso através da plataforma STEAMH. A interdisciplinaridade é enfatizada como um componente essencial para a integração eficaz de disciplinas STEAM, contribuindo para uma educação holística e preparando os alunos para enfrentar desafios futuros com habilidades adaptativas e criativas. O estudo discute as implicações éticas e sociais da convergência STEAMH, considerando como essa integração pode influenciar a formação de professores e a prática profissional. Utilizando uma abordagem qualitativa com revisão sistemática da literatura e análise crítica de artigos científicos, além de informações do e-book utilizado no curso de formação, o estudo fundamenta a discussão sobre a plataforma STEAMH e suas contribuições para a educação. A importância da convergência entre ciências e humanidades é ressaltada para uma educação mais abrangente e relevante, capaz de preparar os alunos para se tornarem membros ativos e engajados em uma sociedade complexa e interconectada. Este estudo oferece uma visão valiosa para educadores, formuladores de políticas e pesquisadores interessados em explorar o potencial da educação STEAMH.
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