Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogo educativo feridas crônicas: avaliando e prevenindo feridas

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 5 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n5-184

ISSN

1696-8352

Autores

Geraldo Magela Salomé, Luana Gaudencio,

Tópico(s)

Injury Epidemiology and Prevention

Resumo

Objetivos: Construir um jogo educativo em plataforma móvel para os profissionais da saúde avaliarem, prevenir e tratar das lesões cutâneas. Métodos: A construção do Jogo “FERIDAS CRÔNICAS” seguiu as seguintes etapas: Primeira etapa: Análise- Realizou-se uma revisão da literatura. Foi efetuada uma revisão integrativa da literatura junto às bases de dados das Ciências da Saúde: PubMed, LILACS e na biblioteca virtual SciELO. Segunda etapa: Design- Esta etapa envolveu o planejamento e a produção do conteúdo didático, a definição dos tópicos e a redação dos assuntos, a seleção das mídias e o desenho da interface (layout). Terceira etapa: Desenvolvimento- definição da estrutura de navegação e o planejamento da configuração dos ambientes. Quarta etapa: Implementação- Foi elaborada a configuração das ferramentas e dos recursos tecnológicos educacionais, bem como a construção de um ambiente para download de aplicação na internet. Resultados: O jogo educativo “FERIDAS CRÔNICAS” foi registrado no Instituto Nacional Da Propriedade Industrial Ministério Da Economia República Federativa do Brasil, sobre número: BR52102200397-6. O jogo possui 48 telas. As questões são fechadas e de múltiplas escolhas. Conclusão: Após revisão integrativa da literatura, construiu-se um jogo educativo “feridas crônicas”, que oferece fundamentação teórica e prática aos profissionais de saúde e contribui para a padronização da técnica da avaliação, tratamento e das medidas preventivas das lesões cutâneas, possibilitando que os profissionais prestam uma assistência individualizada e personalizada, com mínimo risco possível, sem danos e eventos adversos, levando o profissional a prestar assistência de qualidade.

Referência(s)