O futebol como metáfora: a afirmação da identidade nacional nos discursos jornalísticos sobre a Copa do Mundo FIFA de 1950
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.5-242
ISSN1988-7833
Autores Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoO presente artigo analisa os significados da Copa do Mundo de 1950 para o Brasil, à luz do cotejamento de um conjunto de discursos - crônicas, reportagens e imagens – presentes em periódicos da época, tais como as revistas Manchete e O Cruzeiro, além dos jornais Diário de Minas e Jornal dos Sports. Além de traçar um breve panorama social e econômico do país na década de 1950, o texto procura demonstrar as estratégias discursivas mobilizadas pela grande imprensa no sentido de promover o evento esportivo, mobilizando os pressupostos da identidade nacional em sintonia com os anseios desenvolvimentistas que ganhavam coro entre o empresariado e o governo da época. Nessa perspectiva, por um lado, a Copa do Mundo de 1950 se tornou uma espécie de vitrine do país para o exterior, por outro, contraditoriamente, foram escancaradas as mazelas sociais presentes no país. Ao fim e ao cabo, o texto permite conjecturar sobre as tensões e conflitos presentes no imaginário coletivo do país por meio do debate jornalístico em torno do esporte.
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