
Apropriação dos conteúdos de unidades de concentração através da utilização de medicamentos
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 5 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.5-241
ISSN1988-7833
AutoresMaria Lucia Teixeira Guerra de Mendonça, Rosana Petinatti da Cruz,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoOs alunos consideram a disciplina de Química complexa, incluindo o conteúdo de soluções, devido à utilização de cálculos matemáticos. O objetivo do trabalho foi a apropriação, por parte dos discentes, do conteúdo de soluções, por meio da utilização de medicamentos. A metodologia empregada foi o aluno selecionar um remédio com concentação no rótulo e, a partir daí, transformá-la em unidades de concentração, além de pesquisar a fórmula estrutural do princípio ativo e determinar as funções orgânicas existentes, tentando correlacioná-las com as aplicações existentes na bula do medicamento. Os resultados foram muito bons, tanto no trabalho em si, como na avaliação, sobre o referido conteúdo, com mais de 70% da turma tendo atingido nota superior a seis, demostrando assim, o quanto os alunos realmente compreenderam o conteúdo de soluções. Concluíu-se que trabalhos que envolvem o dia a dia do aluno, ou seja, contextualizado, acarretam uma aprendizagem significativa, mesmo com conteúdos considerados de difícil compreensão.
Referência(s)