Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) GENERATIVA E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: HABILIDADES INFORMACIONAIS NECESSÁRIAS AO USO DE FERRAMENTAS DE IA GENERATIVA EM DEMANDAS INFORMACIONAIS DE NATUREZA ACADÊMICA-CIENTÍFICA

2024; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 29; Linguagem: Português

10.1590/1981-5344/47485

ISSN

1981-5344

Autores

Alessandra Stefane Cândido Elias da Trindade, Henry Pôncio Cruz de Oliveira,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

RESUMO A Inteligência Artificial (IA) traz novos desafios para a aquisição de conhecimento, inclusive no contexto acadêmico-científico. Objetivo: Apresentar as habilidades informacionais necessárias ao uso eficiente de tecnologias de IA Generativa em demandas acadêmicas-científicas. Percurso metodológico: A pesquisa caracteriza-se como exploratória, utiliza uma abordagem qualitativa e duas técnicas de coleta de dados, a saber, pesquisa bibliográfica e observação. Resultado: As ferramentas de IA Generativa trazem novas oportunidades e desafios para a academia e levantam preocupações sobre direito autoral (plágio e propriedade intelectual do conteúdo gerado pela tecnologia), integridade da ciência, confiabilidade das pesquisas, justiça e ética (disseminação de preconceitos) e outras. Conclusões: Para utilizar ferramentas de IA generativa de forma eficaz e estratégica as pessoas precisam desenvolver cinco etapa (Analisar a necessidade de informação; Analisar da ferramenta; Planejar estratégias de busca (elaborar comando); Analisar o conteúdo sintetizado; Usar o conteúdo sintetizado) e aplicar as 18 habilidades informacionais relacionadas a essas etapas.

Referência(s)