Lógica de mercado, lógica espetacular, cultura do consumo e Champions League
2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 52 Linguagem: Português
10.46391/alceu.v24.ed52.2024.403
ISSN2175-7402
Autores Tópico(s)Business Strategy and Innovation
ResumoO artigo pretende refletir sobre as características do futebol europeu, marcado por elevados níveis de comercialização e espetacularização. Esses elementos podem também estar profundamente enraizados em diversas práticas e rituais futebolísticos. Devido aos recursos garantidos pela sua exploração midiática e econômica, a lógica subjacente à organização do futebol de elite privilegia a maximização das receitas. A história recente da Liga dos Campeões é um exemplo claro dessa tendência. Moldado por uma forte orientação para o mercado, o futebol europeu tem assim assegurado a monopolização do sucesso econômico e desportivo pelos clubes de topo, exacerbando a desigualdade, com os clubes menos ricos a ficarem com menos recursos e oportunidades para competir.*Tradução de Roberto Muggiati
Referência(s)