Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“gênero da bola”

2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 52 Linguagem: Português

10.46391/alceu.v24.ed52.2024.417

ISSN

2175-7402

Autores

Carmen Rial, Caroline Soares de Almeida,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O artigo analisa a interação entre mulheres, futebol e mídia no Brasil desde o início do século XX. Por meio da análise de fragmentos de histórias pessoais e dos movimentos protagonizados por mulheres, o texto expõe não apenas as narrativas veiculadas pela cobertura jornalística, majoritariamente composta por homens, mas também a invisibilidade das brasileiras que buscaram estabelecer suas trajetórias no âmbito futebolístico. Para tanto, o trabalho concentra-se na pesquisa de arquivos, com destaque para a Hemeroteca da Biblioteca Nacional, e na observação participante na Rádio Gaúcha do Grupo RBS. Apesar dos avanços na cobertura jornalística do futebol de mulheres e especialmente em casos envolvendo abusos sexuais protagonizados por futebolistas, e na presença de mulheres nas redações, transmissões e programas esportivos, a igualdade de gênero ainda é uma meta distante, com hierarquias e disparidades numéricas evidentes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX