
Finanças, mídia e futebol
2024; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 52 Linguagem: Português
10.46391/alceu.v24.ed52.2024.408
ISSN2175-7402
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo analisa o processo de financeirização do futebol e suas implicações na formação de redes de clubes ao redor do mundo, com ênfase no conceito de Multi-Club Ownership (MCO). Por meio de uma revisão bibliográfica, são abordados temas como a concentração de investimentos nos países europeus centrais e seu impacto nos clubes nacionais. O texto também discute o papel dos novos agentes financeiros que atuam na arena do futebol, como os investimentos de private equity, e como esses estão afetando a estrutura empresarial do esporte. Por fim, grupos de private equity estão estrategicamente explorando o mercado de mídia por meio dos direitos de transmissão, adaptando-se à nova dinâmica de distribuição e consumo de conteúdo esportivo. O artigo conclui que a financeirização do futebol tem transformado o esporte em uma indústria cada vez mais orientada para a maximização dos retornos financeiros.
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