
Integração curricular na educação do século XXI: desafios e soluções
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 5 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n5-105
ISSN1989-4155
AutoresÉrica Rafaela dos Santos Campos, B de C Belém, Cleberson Cordeiro de Moura, Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Deiva Silveira de Carvalho Oliveira, Elisabeth Hülsmann Bauer de Oliveira, Neide Rafael Alves Braga, Wanderson Teixeira Gomes,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo investigou os principais obstáculos à implementação da integração curricular em instituições de ensino no Brasil e as estratégias para superá-los. O objetivo geral foi identificar soluções eficazes para os desafios enfrentados por escolas na adaptação de currículos à realidade contemporânea. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica, utilizando como fontes artigos, livros e relatórios de políticas educacionais que discutem a integração curricular. Os resultados indicaram que as principais barreiras incluem a resistência às mudanças nas práticas pedagógicas, a necessidade de formação contínua para professores, e as disparidades regionais no acesso à educação de qualidade. A análise mostrou que políticas públicas de suporte, a formação adequada de professores e a cooperação entre diversos stakeholders são importantes para a implementação bem-sucedida da integração curricular. As considerações finais apontaram para a necessidade de estudos que explorem as particularidades regionais e os impactos a longo prazo dessa abordagem educacional. A pesquisa também destacou a importância de uma visão integrada e colaborativa entre todos os envolvidos no processo educativo, desde a formulação de políticas até a prática em sala de aula. Além disso, enfatizou-se a relevância de adaptar as estratégias de integração curricular às diferentes realidades culturais e socioeconômicas encontradas nas diversas regiões do país, sugerindo que a flexibilidade e a contextualização são essenciais para o sucesso da implementação.
Referência(s)