Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mapeamento da pesquisa em Ensino de Física no Brasil

2024; Volume: 16; Issue: 40 Linguagem: Português

10.58422/repesq.2024.e1522

ISSN

2177-1626

Autores

Alexandre Shigunov Neto, Dulce María Strieder,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das teses e dissertações em Ensino de Física defendidas no Brasil no período compreendido entre 1972 e 2012, com o objetivo de mapear e analisar os temas centrais tratados na área neste período. No levantamento de dados, realizado no Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas foram identificadas 625 dissertações e 99 teses que tratam especificamente da temática Ensino de Física. A partir da análise qualitativa no perfil estado da arte, as pesquisas foram divididas em seis categorias: Formação de Professores, Prática Docente, Processos de Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Políticas Públicas e Currículo e Revisão de Literatura. Destacamos que as categorias de maior incidência nas teses e dissertações defendidas no período pesquisado no Brasil foram Trabalho Docente, Formação de Professores e Processo de Ensino-Aprendizagem, oferecendo importantes indicativos sobre a consolidação do campo de Ensino de Física no país.

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