
Ensinagem dos Fenômenos de Absorção e Emissão de Energia via Objetos Digitais de Aprendizagem e Metodologias Ativas
2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: Especial Linguagem: Português
10.26512/rpf.v1i1.45938
ISSN2594-4746
AutoresLUCIANA DA CRUZ BARROS, Mateus G. Lima,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste trabalho, expõe-se alguns resultados de intervenções didático-pedagógicas, organizadas por uma Sequência Didática (SD) que envolve o uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) e Metodologias Ativas (MA), junto a estudantes do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental, para realizar o processo de ensino e aprendizagem (Ensinagem) dos seguintes temas ligados à Física Moderna e Contemporânea (FMC): Absorção, Emissão Espontânea e Emissão Estimulada de Energia. Apesar dos fenômenos de Absorção, Emissão Espontânea e Estimulada de Energia serem fundamentais para a compreensão de tecnologias modernas e cotidianas, eles ainda são pouco explorados no ensino de física das escolas brasileiras. Buscando facilitar a difusão dessa temática tão relevante é proposto a utilização do Simulador Rad&Mat, associado à metodologia ativa dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, como forma de ampliar as possibilidades de práticas pedagógicas-metodológicas atribuídas ao ensino de Física e, também, para aumentar o engajamento dos estudantes de maneira ativa no processo de ensino e aprendizagem da temática abordada. A metodologia empregada no trabalho foi adaptada para ser totalmente remota, com caráter quali-quantitativo, sendo aplicada em uma turma de 26 alunos do 9º ano do ensino médio da rede pública, no interior do estado do Pará. Os resultados obtidos, a partir de questionários investigativos e avaliativos sobre a intervenção didático-pedagógica, evidenciam que o uso do Simulador Rad&Mat gerou engajamento dos estudantes nas atividades propostas, além de ter contribuído de maneira significativa para a construção do conhecimento destes estudantes sobre os temas envolvidos.
Referência(s)