
POTENTIALLY SIGNIFICANT TEACHING UNIT FOR THE PHYSICAL AND MUSICAL STUDY OF HOMOGENEOUS BARS VIBRATION THROUGH KALIMBA
2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: Especial Linguagem: Português
10.26512/rpf.v1i1.45942
ISSN2594-4746
AutoresVinicius de Moraes, Francisco Nairon Monteiro Júnior,
Tópico(s)Mechanical Engineering and Vibrations Research
ResumoNo presente artigo apresentamos o desenvolvimento e aplicação de um produto educacional, baseado nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, que se utilizou de um pequeno instrumento musical, a kalimba, da família dos lamelofones, voltado ao estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas, fixas em uma de suas extremidades. Neste percurso, os alunos puderam manipular o instrumento, refletir sobre a função das lâminas, caixa de ressonância, cavaletes, suporte e orifícios, centrando a atenção no modelo físico-matemático que relaciona a frequência fundamental de vibração de cada lâmina ao seu comprimento útil. Na sequência, refletiram sobre a relação entre a frequência e as notas musicais, a partir do entendimento da escala de 12 semitons igualmente temperados. A análise da aplicação do produto, bem como dos dados coletados, apontou para a importância do protagonismo na aprendizagem significativa, bem como para a construção de um importante subsunçor para a continuidade dos estudos em acústica, qual seja o de que a frequência de vibração de um corpo é função de suas dimensões, que, no caso do citado instrumento, varia com o inverso do quadrado do comprimento da lâmina.
Referência(s)