Artigo Acesso aberto

SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FÍSICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: Especial Linguagem: Português

10.26512/rpf.v1i1.45935

ISSN

2594-4746

Autores

Thais Teixeira Da Costa Portes Brusdzenski, Valeria Belmonte, Bernardo Mattos Tavares,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste trabalho foram produzidos vídeos e implementada a metodologia ativa de aprendizagem Sala de Aula Invertida (SAI), com temas relacionados a Atmosfera, Orientação durante o dia - Relógio de Sol e Orientação durante a noite - Uso da Bússola, em duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Renato Martins, no município de Macaé (RJ). O objetivo foi promover e estimular a aprendizagem significativa dos temas supracitados a partir de vídeos disponíveis no Canal “Pra Reforçar”, criado para este fim, e das sequências didáticas propostas por meio da SAI, baseadas na teoria de aprendizagem de Jean Piaget, verificando seu potencial pedagógico. A SAI propõe uma forma leve e interessante na abordagem desses conteúdos minimizando o tempo gasto em relação a uma aula convencional, já que o que tradicionalmente era ensinado em sala, agora será estudado em casa, permitindo ao aluno um tempo maior para sanar as dúvidas conceituais que possam surgir. Os vídeos foram planejados para durarem de 5 a 8 minutos, sendo que ao estudarem os conteúdos previamente, através deles, o tempo de aula presencial seria melhor aproveitado com atividades práticas e com atendimento personalizado aos alunos, ampliando o protagonismo deles. Através deste trabalho, verificou-se que o uso pedagógico das tecnologias digitais foi um facilitador do ensino. Sendo assim, concluiu-se que a aplicação da SAI, a partir dos vídeos, aliados às atividades práticas em sala de aula, contribuiu positivamente para a efetiva aprendizagem da Física nos Anos Iniciais, conforme demonstraram os resultados dos questionários finais aplicados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX