
Termologia para Pessoas com Deficiência Auditiva Utilizando um Jogo Didático
2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26512/rpf.v6i1.36793
ISSN2594-4746
AutoresFrancisca Soares, Mônica Castro, Renato Germano,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho trata do desenvolvimento e uso de um recurso educacional para o ensino deFísica no Ensino Médio para alunos com deficiência auditiva. Esses alunos têm a Língua Brasileirade Sinais (Libras) como primeira língua e isso gera dificuldade na compreensão dos conteúdos,apesar do auxílio do intérprete. Como esses alunos devem ser recebidos em escolas de ensinoregular os métodos de ensino utilizados precisam atender a todos. Poucos recursos didáticosexistentes atualmente consideram esse tipo de deficiência e, na Física, a compreensão édificultada por não existirem símbolos em Libras para muitos termos. Assim, objetivou-se aprodução de um recurso educacional na forma de jogo didático para estudo da Termologia,fundamentado na compreensão da situação atual do ensino para alunos com deficiência auditivae dos processos de ensino-aprendizagem por meio dos quais esses alunos assimilam melhor osconteúdos. Produzido e posteriormente aplicado em turmas do segundo ano do Ensino Médio,verificou-se sua aceitação por parte dos alunos que demonstraram gostar da utilização do recursopelo seu caráter didático e, principalmente, por seu caráter lúdico, sendo, portanto, um recursoque pode facilitar o ensino de Física para alunos com deficiência auditiva em turmas inclusivas.
Referência(s)