Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PATRIARCALISMO E O LUGAR DO FEMININO NA PEDAGOGIA PAULINA

2022; Volume: 31; Issue: 4 Linguagem: Português

10.18224/frag.v31i4.12189

ISSN

1983-7828

Autores

José Frederico Sardinha Franco,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

A pedagogia paulina está bem presente nos escritos neotestamentários, muito mais em Gálatas 3,28 que serve de parâmetro para o ensino paulino acerca do processo de criação de uma nova sociedade mais justa e igualitária. A presente pesquisa servirá como parâmetro para que se possa entender o modo de vida enfrentado pelas mulheres em períodos antigos ao longo da história, em regiões como a Grécia e a Roma antiga. Estas regiões ajudaram demasiadamente no processo de construção sociorreligioso do judaísmo bíblico, e no movimento do cristianismo paulino destacado em Gálatas 3,28c, que tinha como objetivo romper com o sistema patriarcalista de opressão judaico greco-romano, que estava sendo utilizado no tempo de Paulo. Desta forma, será empregado como metodologia de estudo científico, a pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em materiais já publicados, que nos ajudará a perceber o modo com que Paulo utiliza o seu método pedagógico, a fim de anunciar as desigualdades existentes entre homens e mulheres no período do cristianismo primitivo (I século d.C.).

Referência(s)