Artigo Acesso aberto

Inovação e participação: planejamento estratégico do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde

2023; Linguagem: Português

10.5327/dst-2177-8264-202335s1272

ISSN

2177-8264

Autores

Rafael Giglio Bueno, Vilma Aparecida Cervantes, Sandra Regina de Souza Lobato Miguel,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O Brasil voltou. O Ministério da Saúde voltou. Os indicadores epidemiológicos de HIV/AIDS, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis, porém, voltaram a patamares de uma década atrás. A eliminação como problema de saúde pública de doenças e infecções de determinação social se tornou a principal diretriz estratégica do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/Ministério da Saúde), e uma agenda global. Para alcançar esse grande objetivo, o Dathi apostou nos seus recursos humanos para construir um planejamento estratégico de excelência. O processo começou com a convocação de pontos focais de todas as áreas do Departamento. Uma seleção de dez pessoas de alto nível compôs um grupo de trabalho comprometido com resultados e em construir um planejamento estratégico inovador e participativo. O grupo de trabalho optou por estabelecer como pilares do planejamento: promoção, prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção, adesão, cura/supressão e gestão, articulação com a sociedade civil e direitos humanos. Inspirado em elementos do design thinking e no conceito e método de Carlos Matus para construção do planejamento estratégico situacional, o grupo de trabalho passou por um alinhamento conceitual, tratando de temas como: identidade organizacional, análise situacional, wicked problems, objetivo, meta e indicador, monitoramento e avaliação, e modelo lógico. Durante as oficinas de planejamento realizadas, as pessoas pontos focais foram essenciais e atuaram como facilitadoras e mediadoras das dinâmicas propostas, subsidiando e guiando as discussões para o alcance dos resultados esperados. Por fim, o produto do planejamento estratégico tem como propósito impulsionar o Ministério da Saúde na retomada da credibilidade e do protagonismo internacional. Além disso, e acima de tudo, trouxe um ganho de engajamento e confiança de que, até 2027, o Brasil vai se fortalecer como referência na eliminação de doenças e infecções de determinação social como problema de saúde pública.

Referência(s)