
JOGO ENTREGA RELATIVA PARA AUXILIAR O ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA, A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITE
2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: Especial Linguagem: Português
10.26512/rpf.v6iespecial.46093
ISSN2594-4746
AutoresGabriela Alencar Vogado, Nayana Helena Negrão de Souza, V. C. de Andrade,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO conteúdo de relatividade restrita e geral nem sempre é apresentado aos alunos do ensino médio devido à falta de tempo e as poucas páginas relacionadas ao assunto nos livros didáticos. Com o novo ensino médio e os seus itinerários formativos, o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 está dividido em dois objetos, sendo o primeiro o dos projetos integradores e, o segundo, o livro didático por área do conhecimento. Tendo em vista a importância do tema e a sua aplicabilidade dentro da sociedadeque esse tema não é explorado e, muitas vezes, nem citado. Dessa forma, apresenta-se a proposta de uma sequência de quatro aulas, que é a aplicação de um jogo de tabuleiro baseado no funcionamento dos Sistemas de Navegação por Satélite (GNSS), como alternativa para o ensino da relatividade restrita e geral em turmas do ensino médio. Com o intuito de aproximar o conteúdo da realidade do estudante foi aplicado um questionário sobre os aplicativos geolocalizados de delivery e motorista particular a fim de inseri-lo no contexto do jogo, visando a reflexão dos estudantes sobre o impacto das tecnologias na sociedade, sem negligenciar as dificuldades encontradas pelos prestadores desses serviços.
Referência(s)