
ARQUEOASTRONOMIA E O ENSINO DAS LEIS DE KEPLER: UMA PROPOSTA DE OFICINA PARA O ENSINO MÉDIO
2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: Especial Linguagem: Português
10.26512/rpf.v1i1.46013
ISSN2594-4746
AutoresMilena Pinheiro Baarbosa, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior, Rubens Silva,
Tópico(s)History and Developments in Astronomy
ResumoO objetivo deste trabalho é propor a construção de uma oficina interdisciplinar para ensinar conceitos das Leis de Kepler contextualizadas com a Arqueoastronomia para abordar a história da ciência. As atividades a serem realizadas no laboratório de Física por meio de encontros semanais de 2 horas-aulas em turmas de 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Ananindeua-PA. Os principais fatos da Arqueoastronomia referentes aos conteúdos sobre a história da construção dos conceitos astronômicos serão abordados: monumentos megalíticos, pinturas rupestres e artefatos astronômicos para observar o céu. A metodologia a ser aplicada se baseia na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que possibilita construção de uma seqüência didática e um ensino multidisciplinar com a criação de maquetes dos monumentos pré-históricos, o uso de recursos áudio visual, da experimentação e de software livre para explicar os conceitos astronômicos dos povos antigos. Os resultados esperados com a oficina embasados na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky, onde a observação é realizada dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) na interação dos alunos, com a professora e com os materiais didáticos confeccionados na oficina, buscando permitir uma aprendizagem ativa e interativa dos alunos com o professor mediando às atividades e construindo o conhecimento com o aluno na sala de aula. Consideramos esta experiência significativa tanto para a professora como para os alunos da escola, pois vai proporcionar o diálogo e a multidisciplinaridade da Física dentro da sala de aula, apontando sua importância histórica para a construção de conceitos de Astronomia no ensino médio.
Referência(s)