
A BICICLETA E A FÍSICA: APLICANDO OS CONCEITOS DE MOVIMENTO CIRCULAR, ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE
2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: Especial Linguagem: Português
10.26512/rpf.v1i1.46021
ISSN2594-4746
AutoresRuth Goret Ávila Amorim Sertório, George Kouzo Shinomiya,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo é um recorte do trabalho realizado no desenvolvimento e aplicação do produto educacional realizado junto ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF, na Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus - BA. O objetivo foi analisar como a aplicação da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Equipes, pode colaborar na busca de uma aprendizagem significativa sob a perspectiva das teorias de Ausubel e Novak, e assim promover e contribuir com uma aprendizagem melhor e mais colaborativa entre alunos do Ensino Médio, com o tema “A bicicleta e a Física, aplicando os conceitos de movimento circular”. A pesquisa se justifica tendo em vista as mudanças observadas nos perfis dos estudantes de hoje em relação à educação tradicional ainda presente em nossas escolas. Esta metodologia foi desenvolvida na década de 1970, por Larry Michaelsen e favorece a interação social dos estudantes tendo como foco melhorar a aprendizagem de conteúdos de forma colaborativa e em equipes, permitindo a reflexão do estudante sobre seu processo de aprendizagem. A sequência didática consiste na aplicação da metodologia em todas suas fases, na aplicação de experimentos com o uso da bicicleta e em atividades propostas para o preparo prévio, dentro da perspectiva de promoção da interação teórico-prática. Com a utilização da sequência didática, observou-se que o interesse pelo conteúdo foi estimulado, proporcionando assim, uma aprendizagem potencialmente significativa, uma melhor interação entre pares, e uma maior responsabilidade em relação ao próprio processo de ensino aprendizagem.
Referência(s)