
TEACHING SEQUENCE USING ACTIVE METHODOLOGIES AND VIDEO ANALYSIS FOR THE STUDY OF UNIFORM STRAIGHT MOVEMENT
2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: Especial Linguagem: Português
10.26512/rpf.v1i1.46018
ISSN2594-4746
AutoresPriscilla Paci Araujo, Mario Laelio Alves Silva,
Tópico(s)Sports and Physical Education Research
ResumoNeste artigo, abordando o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme da Cinemática, com a finalidade de elaboração, implementação e avaliação de uma sequência didática utilizando o software Tracker para o ensino de conceitos da Física, pautadas na aprendizagem significativa através do uso de metodologia ativa. O trabalho se concentra na atividade experimental, voltada aos alunos do ensino médio e tem como objetivo que os alunos aprendam os conteúdos de Física de forma significativa. A sugestão da prática experimental através da análise de vídeo pode ser uma alternativa à prática pedagógica tradicional, sendo aplicada para aproximar os estudantes dos conteúdos e promover a interação entre alunos e professores na construção do conhecimento. Fundamenta-se nos conceitos da teoria da aprendizagem de David Paul Ausubel, na qual ele descreve a importância do conhecimento prévio na estrutura cognitiva do aluno, para que sejam capazes de relacioná-los com novos conhecimentos. Procuramos identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos discutidos através de questionários elaborados na plataforma do Kahoot, e explorar a possibilidade de resolução do problema através de roteiros baseados na metodologia conhecida como POE, onde o aluno tem que prever, observar e explicar o que eles observam na atividade experimental. Os resultados desta pesquisa apontam que a utilização do Tracker em experimentos de cinemática despertou o interesse do aluno e facilitou a compreensão de analisar os gráficos produzido e que a maioria dos alunos, compartilhariam o uso do Tracker com seu professor ou demais colegas em seus estudos de Física.
Referência(s)