Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PHYSICAL AND MATHEMATICAL COMPUTER SIMULATIONS FOR A VIRTUAL BASIC LABORATORY

2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: Especial Linguagem: Português

10.26512/rpf.v1i1.46019

ISSN

2594-4746

Autores

Márcio José Cordeiro de Sena, Antônio Silas de Oliveira Martins, Rubens Silva,

Tópico(s)

Experimental Learning in Engineering

Resumo

Por meio de um celular ou computador pessoal, com acesso a internet, é possível ter acesso as mídias sociais ou redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram, Twitter, WhatsApp, etc. Isso compõem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com acesso a essas tecnologias, as maneiras de comprar e de vender, de ensinar e de aprender e de se comunicar mudou muito. A proposta desse trabalho é fazer uso dos recursos digitais tecnológicos para ensinar física de uma maneira não tradicional consistindo numa metodologia diferente, a proposta apresentada nesta produção textual, é ensinar física, por meio de simulações computacionais físicas e matemáticas que aceitem bem a interatividade com o usuário, além de representar ao estudante, realismo, desafio, etc. Esse trabalho é composto de três arquivos executáveis, que foram produzidos na linguagem action script 2.0 do FLASH CS3, Pêndulo Simples, Princípio de Arquimedes e a Lei de Hooke. Os arquivos executáveis funcionam em qualquer versão do Windows da Microsoft e o sistema operacional Linux, esteja instalado o programa Wayne. Quem trabalha na rede pública de educação conhece uma realidade de carência em termos de recursos metodológicos, nas escolas públicas é difícil encontrar laboratório de Ciências Naturais e da Física em particular, por esse motivo, o professor pode usando seu computador pessoal, notebook, cabo HDMI e um projetor multimídia, transformar a sala de aula tradicional em uma sala de aula de laboratório virtual com experiências de Física, simuladas com o intuito de motivar os estudantes intrinsecamente, usar metodologias contemporâneas, inserir as tecnologias digitais de informação e comunicação nas salas de aula, O uso desses recursos tecnológicos deve ser supervisionada por um cuidado profissional dos professores, para que não ocorra interpretações equivocadas da Física programada nos arquivos executáveis.

Referência(s)
Altmetric
PlumX