Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ANALÓGICOS E SOFTWARES PARA AUXILIAR O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO EFEITO FOTOELÉTRICO

2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: Especial Linguagem: Português

10.26512/rpf.v1i1.46022

ISSN

2594-4746

Autores

CYNTHIA HATSUE KITAYAMA CABRAL, Fernanda Carla Lima Ferreira, Marcelo Souza da Silva, O. F. de Sousa, Andréa de Lima Ferreira Novais,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada: Kit didático como ferramenta facilitadora para o processo ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida, apresentada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo 19 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Aplicada nas turmas do nono ano da Escola Municipal de Ensino Básico Ronilton Aridal da Silva Grilo do Município de Canaã dos Carajás-PA, a presente pesquisa parte da utilização de novas tecnologias em sala de aula, especificamente, dos sensores robóticos para aplicação de conceitos relacionados ao efeito fotoelétrico, como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, apresenta-se três experimentos analógicos (in loco) e dois softwares (virtuais), que podem ser utilizados por professores de ensino médio como suporte para aplicação e abordagem dos fenômenos de Física Moderna, sobretudo, o efeito fotoelétrico, fazendo uso das contribuições dos modelos de aprendizagem significativa de Ausubel e Moreira. Para tanto, a utilização dos experimentos analógicos e dos softwares mostra-se uma ferramenta potencialmente significativa no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos que envolvem a Física Moderna.

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