Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino-aprendizagem de língua inglesa em ambientes virtuais e presenciais

2024; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português

10.29051/el.v10iesp.1.18777

ISSN

2447-4045

Autores

Bruna Rodrigues Fontoura, Rubens Fernando Mendes da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O domínio da língua inglesa é essencial para o desenvolvimento acadêmico e inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi comparar dois projetos que disponibilizaram um curso de inglês on-line durante a pandemia e de forma presencial para a comunidade interna e externa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Passos, Minas Gerais. Assim, foram elaborados dois cursos de inglês, níveis básicos em 2021 e 2022 e pré-intermediário em 2022, com aulas que visavam promover o aprendizado do idioma aliado à exposição cultural. As aulas foram ministradas semanalmente on-line em 2021 e nas dependências da universidade em 2022. A elevada quantidade de inscrições indica a necessidade de adaptações para atender um público mais amplo. No entanto, cursos de idiomas de longa duração frequentemente enfrentam altas taxas de evasão. Para mitigar essa questão, recomenda-se que as futuras ofertas do curso incluam aulas em diversos horários, mais opções de níveis e variadas modalidades.

Referência(s)
Altmetric
PlumX