Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Bossa Nova and the Música Nova: Reflections of Brazilian Modernism in the work of Gilberto Mendes

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 36 Linguagem: Português

10.5007/2176-8552.2023.e94748

ISSN

2176-8552

Autores

Rita de Cássia Domingues dos Santos, Rodrigo Vicente Rodrigues, Raphael Fernandes Lopes Farias,

Tópico(s)

Musicology and Musical Analysis

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre alguns índices de modernidade na arte brasileira, com enfoque na música. Observou-se como o(s) modernismo(s) brasileiro(s) operou negociações entre o regional e o estrangeiro e como as imagens de brasilidade foram agenciadas em sua circulação internacional até os anos 1960, nos quais emerge a Bossa Nova. Esta foi entendida como ponto de inflexão para os desdobramentos estéticos em imagens visuais e sonoras. Nesse sentido, destaca-se o compositor Gilberto Mendes, que se apropria desse gênero, visto como representante de certa noção de brasilidade, e usa os ideais modernistas do Movimento Música Nova, numa confluência do local e do internacional. Como exemplos desse processo, foram analisadas as obras Diálogo de Ruptura e Viva Villa II e, para tanto, foi utilizada uma metodologia interdisciplinar e qualitativa, abarcando revisão bibliográfica e análise musical, além de trazer majoritariamente contribuições da História da Arte e da Musicologia. Pretende-se, assim, contribuir para uma visão mais reflexiva e crítica do modernismo musical brasileiro, bem como para uma perspectiva abrangente das influências da Bossa Nova na nossa música de concerto, em um modo de análise que toca problemáticas que a própria formação social, étnica, cultural, política e econômica do País encerra.

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