
Educação em saúde sobre os distúrbios alimentares em adolescentes na comunidade escolar: relato de experiência
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n6-006
ISSN1989-4155
AutoresKamilla Geovana Vieira Garces, Raquel Borges Serra, Walkiria Jéssica Araújo Silveira, Maria Raimunda Santos Garcia, Nair Portela Silva Coutinho, Maria do Carmo Lacerda Barbosa, Nadya Maria Macedo Pereira, Marcelo Sampaio Bonates dos Santos,
Tópico(s)Obesity and Health Practices
ResumoO comportamento alimentar pode ser tido como respostas sequenciais ou comportamentais correlacionadas ao ato de se alimentar, o modo como se alimenta e padrões rítmicos de alimentação. Dentre os determinantes da saúde encontra-se o requisito de uma alimentação adequada, no entanto, percebe-se um aumento dos distúrbios alimentares, substancialmente em adolescentes, visto que os mesmos apresentam uma frequente dificuldade em manter uma vida saudável, tanto em pré-requisitos físicos como também mentais. Este estudo tem como objetivo principal promover a discussão e educação acerca dos principais transtornos alimentares com adolescentes discentes do ensino médio regular.Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de atividades teórico-práticas, executado na escola pública de ensino médio regular Robson Campos Martins, localizado no município de Paço do Lumiar, Maranhão onde foi exposto e debatido a respeito dos principais distúrbios alimentares presentes em adolescentes da faixa etária dos 16 aos 18 anos, de ambos os sexos. Foram realizadas visitas semanais na instituição pública de ensino durante o período de 15 a 25 de maio de 2023. Foi identificado um grande número de alunos com pouco conhecimento no que se refere aos distúrbios. Após a execução das atividades verificou-se uma evolução significativa no aprendizado dos escolares em relação ao tema proposto. Ulteriormente, este trabalho justifica-se pelo déficit encontrado na educação e assistência no que concerne a distúrbios alimentares na adolescência, tal princípio foi assegurado através das práticas realizadas em sala de aula.
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