
Coleções didáticas para o ensino de botânica no Instituto Federal de Sergipe - campus Aracaju
2024; Volume: 7; Linguagem: Português
10.33447/paubrasilia.2024.e0142
ISSN2595-6752
AutoresÉrika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão, Camilla Silen de Almeida Dantas, Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira, Irane Gonçalves da Silva,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoRecursos didáticos são ferramentas auxiliares na prática docente, estimulando a aprendizagem e promovendo a superação de fenômenos como a impercepção botânica. O objetivo deste trabalho foi relatar a implementação de quatro tipos de coleções em um campus do IFS: herbário, jardim didático, lâminas de histologia vegetal e modelos didáticos. Para isso, foram realizadas pesquisas em literatura especializada; seleção de plantas para o jardim didático e para as lâminas de histologia; e seleção de estruturas vegetais para os modelos didáticos. Para a confecção do herbário, foram realizadas coletas de plantas e montagem de exsicatas em parceria com outra instituição federal. O herbário possui 56 exsicatas; o jardim didático, 26 espécimes da flora regional; a coleção de lâminas conta com 50 peças; e a coleção de modelos, seis estruturas vegetais. Espera-se que a utilização destas coleções contribua para uma aprendizagem condizente com a formação de cidadãos conscientes do seu papel junto à natureza.
Referência(s)