Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uso de técnicas de modulação e de estimadores de estados no controle da velocidade de motores elétricos

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21712/lajer.2024.v11.n1.p57-71

ISSN

2358-2286

Autores

Marcelo Espósito, Gabriela Mesquita Bruel, Karine Da Silva Dummer, Eduardo Franke Knebel, Gabriel Iepsen Westphal, Pedro T. L. Pereira,

Tópico(s)

Inertial Sensor and Navigation

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a modelagem de um motor de indução trifásico (MIT) e os procedimentos necessários para a implementação de um algoritmo para o estimador Filtro de Kalman Estendido (FKE) utilizando dados reais. A aquisição de dados foi realizada utilizando transdutores para a medição de valores instantâneos de sinais em corrente contínua, alternada e pulsada, entre outras formas de onda. Foi utilizado um MIT de 1/3 CV e um inversor de frequência trifásico de uso industrial. Com uma frequência de amostragem de 10 kHz, as medições foram realizadas no circuito elétrico entre o MIT e o inversor. O tempo de partida do motor foi alterado entre um ensaio e outro, assim como a frequência de chaveamento empregada no circuito de potência do inversor. Os dois modos de controle de velocidade disponibilizados pelo fabricante do inversor foram testados. Foram realizados, também, ensaios com o motor de quatro polos energizado sem carga no eixo e a plena carga com o uso de um freio eletromagnético. Por meio do ajuste das matrizes de covariância, foi possível obter um conjunto de valores que satisfizesse com boa concordância a estimativa de velocidade do motor e para todos os ensaios realizados.

Referência(s)