Evaluation of two Documentaries on Quantum Physics and their possible use in High School
2023; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26512/rpf.v7i1.44996
ISSN2594-4746
AutoresLuiz Henrique Martins Arthury,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoVisando subsidiar o professor para trabalhar tópicos de física moderna no ensino médio, apresentamos e avaliamos dois documentários sobre física quântica: o episódio “Salto Quântico”, da série “A Fábrica do Cosmos”, e o episódio “O Pesadelo de Einstein”, da série “Os Segredos da Física Quântica”. Para não restringir a análise a uma única leitura, realizamos uma breve pesquisa qualitativa junto a quatro licenciandos em física, buscando uma caracterização potencialmente útil para o professor desejoso em trabalhar o assunto na educação básica. Apesar de serem documentários de boa qualidade, apresentados por físicos atuantes na área, apontamos que podem levar a compreensões inadequadas caso o professor não esteja atento em como trabalhar os assuntos junto aos estudantes. A partir das respostas dos licenciandos a um questionário, sugerimos que esses recursos audiovisuais podem auxiliar o professor no trabalho do tema em turmas do ensino médio.
Referência(s)