Artigo Acesso aberto

Evaluation of two Documentaries on Quantum Physics and their possible use in High School

2023; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26512/rpf.v7i1.44996

ISSN

2594-4746

Autores

Luiz Henrique Martins Arthury,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Visando subsidiar o professor para trabalhar tópicos de física moderna no ensino médio, apresentamos e avaliamos dois documentários sobre física quântica: o episódio “Salto Quântico”, da série “A Fábrica do Cosmos”, e o episódio “O Pesadelo de Einstein”, da série “Os Segredos da Física Quântica”. Para não restringir a análise a uma única leitura, realizamos uma breve pesquisa qualitativa junto a quatro licenciandos em física, buscando uma caracterização potencialmente útil para o professor desejoso em trabalhar o assunto na educação básica. Apesar de serem documentários de boa qualidade, apresentados por físicos atuantes na área, apontamos que podem levar a compreensões inadequadas caso o professor não esteja atento em como trabalhar os assuntos junto aos estudantes. A partir das respostas dos licenciandos a um questionário, sugerimos que esses recursos audiovisuais podem auxiliar o professor no trabalho do tema em turmas do ensino médio.

Referência(s)
Altmetric
PlumX