Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Incidentes Críticos Como Dispositivos Formativos na Docência Universitária

2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 33; Issue: 74 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p203-219

ISSN

2358-0194

Autores

Liége Maria Queiroz Sitja,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Os incidentes críticos, também denominados de “casos de ensino”, são métodos de ensino que partem da análise de casos concretos, ou neles inspirados, com o objetivo de rememorar reflexivamente a cronologia dos eventos buscando compreender as decisões que os tornaram inevitáveis. Como meios de apreensão de vivências, os incidentes críticos são coesos com os paradigmas da compreensão. Pela via da reflexão, os dilemas apresentados são problematizados para que novos ângulos que os constituem possam emergir e compor intervenções melhor refletidas e embasadas. Pretendi avaliar a potencialidade do dispositivo dos incidentes críticos como método de formação pedagógica dos docentes para atuarem na docência universitária. Neste artigo apresento a experiência do trabalho didático com os incidentes críticos em uma turma do componente “Docência Universitária” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do semestre 2021.2.

Referência(s)