Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A arte no desenvolvimento da criança pequena de 0 a 3 anos: um olhar a partir da teoria histórico cultural

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n6-020

ISSN

1989-4155

Autores

Marta Silene Ferreira Barros, Taira Sanches Rabal,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A arte exerce um papel significativo ao longo da vida humana, muitas vezes destacando-se na infância por meio da música, da dança, do desenho, da imitação dentre outras manifestações. Considerando o exposto, o presente estudo procura responder o seguinte questionamento: quais conhecimentos são necessários desenvolver no trabalho pedagógico com as manifestações artísticas na Educação Infantil, especificamente na primeira infância? O estudo objetiva investigar elementos da arte no contexto escolar, levando em conta o desenvolvimento de crianças de até 3 anos de idade. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se da Teoria Histórico Cultural, fundamentada no método crítico dialético. Os resultados obtidos tem a finalidade de contribuir com uma nova forma de trabalho intencional do professor que compreenda tanto o fazer artístico, como também conheça como a criança pequena se desenvolve, assim será possível realizar um trabalho pedagógico que almeje uma formação omnilaterial do ser.

Referência(s)