STUDY OF ASTRONOMIC CONCEPTS IN HIGH SCHOOL WITH THE TEACHING USE OF ALTERNATIVE MATERIALS
2023; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26512/rpf.v7i2.43322
ISSN2594-4746
AutoresDevacir Vaz de Moraes, Giovane Barbosa Aragão Aragão, Livia Oliveira Milhomem Milhomem, Franco Vinicius Delfino Delfino, Walter M. Nakaema,
Tópico(s)STEM Education
ResumoA Astronomia era usada por muitos povos para buscar respostas para alguns fenômenos naturais, contribuindo para a organização cronológica da sociedade, períodos de plantações, desenvolvimento da navegação, entre outros. Contudo, a Astronomia é pouco abordada nas escolas do Brasil, pois a falta de estrutura adequada, a não obrigatoriedade no currículo das escolas, além de ser uma ciência que demanda o uso de métodos experimentais em sua aplicação, e isso contribui para que conceitos nessa área não sejam desenvolvidos. Este trabalho é resultante de uma pesquisa que objetivou mostrar uma didática com utilização de materiais alternativos e acessíveis para o estudo de tópicos de astronomia, que promovam o seu interesse, importância e emprego em sala de aula. Para realização do projeto foram usadas aulas desenvolvidas na Escola Militar Tiradentes “Cabo José Martins de Moura”, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As aulas foram organizadas em forma de oficinas e realizadas no contraturno, sendo divididas em três etapas: aulas teóricas ou de apoio, construção dos experimentos e socialização dos experimentos, abordando conceitos de Astronomia. Como instrumento para a coleta de dados foi aplicado um questionário, contendo seis questões, para avaliar a importância das aplicações práticas e dos experimentos para a compreensão dos conceitos de Astronomia. Os resultados apontaram que os estudantes envolvidos no projeto apresentaram boa aceitação das atividades propostas, facilitando a compreensão de alguns tópicos da Astronomia, tais como: Leis de Kepler, Fases da Lua e Eclipses, bem como sua importância para o desenvolvimento da sociedade.
Referência(s)